O que torna a relação entre empresas e clientes uma experiência real e não simplesmente uma via de compra e venda?
O momento atual requer adaptabilidade, acreditamos que ele será superado, mas ainda não se sabe exatamente quando e quantas influências ele deixará em cada um de nós. No atendimento ao cliente, precisamos entender como o consumidor quer ser atendido e dar atenção ao assunto que ele está tratando, de acordo com suas ações.
Por exemplo, se um cliente entra em contato via e-mail, logo deve-se entender que a expectativa de velocidade dele é muito diferente daquele que está falando pelo whatsapp, certo? Então desde esse exemplo simples, se faz necessário entender as ações de acordo com o comportamento de cada cliente, porque isso com certeza influi na experiência dele.
Afinal, esse novo normal traz uma carga forte de encantamento do consumidor, as pessoas estão mais sensíveis e serão mais exigentes no relacionamento com as empresas, por meio das ações que sinaliza para a marca. É importante que as empresas consigam alinhar velocidade, conteúdo, estratégia de comunicação e relacionamento em todos os canais para atender a essas expectativas. É preciso ir além do que significa a conectividade intensa e perceber que os consumidores buscam novas formas de satisfação.
Sendo assim, o cenário atual pede que as empresas tenham uma postura proativa para compreender como o relacionamento vinha sendo construído e como esses vínculos continuarão. Mais do que nunca, o conceito de consumidor no centro, precisa orientar as estratégias do negócio. Pois hoje em dia as empresas têm ferramentas, recursos e dados para antever as necessidades do cliente e o ideal é empoderar os colaboradores com tecnologia e treinamentos para garantir um melhor atendimento de acordo com as ações e preferências de cada consumidor!